quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

YOGA E A DOR LOMBAR


                     

                    
                      YOGA E A DOR LOMBAR             

O yoga é uma das práticas que mais trabalha a musculatura que envolve o movimento e a estabilização da coluna lombar. Previne o desenvolvimento de doenças como as  lombo-ciatalgias e as temidas hérnias de disco.
A dor lombar é a mais frequente queixa nos consultórios ortopédicos e uma das maiores causas de afastamento do trabalho. As posturas de yoga (ASANAS) trabalham o fortalecimento dos músculos envolvidos na estabilização e nos seus movimentos, confere força e maior amplitude dos movimentos articulares da coluna. Entre os músculos importantes e que são sempre exercitados nas aulas de yoga estão os músculos paravertebrais profundos, multífidos; musculatura abdominal (reto, oblíquos e transversos); assoalho pélvico; diafragma;  glúteos; ileopsoas; isquotibiais e quadríceps.
O yoga aumenta a flexibilidade com exercícios de alongamento, corrige a postura, garante maior equilíbrio e força muscular, incrementa o fluxo  circulatório sanguíneo nos discos e ajuda no controle de peso.
 Todos esses benefícios, além do combate ao estresse, são alcançados pelo praticante de yoga que se vê livre das temidas dores lombares.
                                 
                                       EMANUEL MARZANO -MÉDICO E INSTRUTOR DE YOGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário