sexta-feira, 8 de novembro de 2019

DEPRESSÃO,ANSIEDADE E YOGA



DEPRESSÃO, ANSIEDADE E YOGA


A depressão e a ansiedade tornaram-se pandemias. A era digital, segundo especialistas, favorecem a constante sensação de insuficiência, frustrações e crescente expectativa de uma vida ilusória. A depressão atinge mais de 322 milhões de pessoas no mundo, segundo dados de 2018 da Organização Mundial de Saúde (OMS) com sintomas como: tristeza profunda, sentimento de desesperança, apatia, pessimismo, perda ou aumento significativo de apetite, alterações do sono, perda de prazer em coisas que antes eram prazerosas, baixa autoestima, insegurança, medo, angustia, dificuldade de concentração, problemas de memória, indecisão, irritabilidade e pensamentos frequentes em episódios do passado, que geraram recordações ruins como injustiças sofridas, perdas afetivas ou profissionais, maus tratos ou mesmo abusos.
Já a ansiedade traz alterações como medo, insegurança, dificuldade de concentração chegando a afetar funções do sistema nervoso autônomo como: frequência cardíaca acelerada, elevação ou queda de pressão arterial, respiração curta, tensões musculares, alterações no transito intestinal e o direcionamento do pensamento a “possíveis” acontecimentos futuros com tendências ao pessimismo e frequente sensação de ameaça. Esses sintomas quando intensos, podem resultar em intestino irritável ou a síndrome de pânico.
Praticar Yoga é justamente direcionar o pensamento ao momento presente, é estar atento à respiração e aos movimentos do corpo através dos Pranayamas, do entoar de mantras, das praticas posturais (asanas), na concentração, na busca pela verdade (Satya), na Meditação, na atitude voltada ao pensamento benevolente e à gratidão, no reconhecimento da divindade existente em cada um e no sentimento pacificador de que todos somos um corpo. A primeira reação é a recuperação da autoestima, o resgate de ideais abandonadas devido às preocupações ou ao pessimismo. Há um despertar.

E uma vez desperto, a criatividade, a vontade de viver e vencer os desafios, a atitude resiliente, as experiências difíceis e a busca de uma saúde melhor tendo o corpo como a morada da alma.
O yoga é um resgate do eu maior que leva o praticante a se instruir como o Mestre de si.
                                                                   Emanuel Marzano

Instrutor de Yoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário