terça-feira, 31 de dezembro de 2019

YOGA PARA O CÉREBRO

                                   
    
                          Yoga para o Cérebro


Não bastasse as várias indicações e benefícios da prática de Yoga, evidências recentes indicam que o ganho cognitivo é um ponto forte de quem se aventura nesta maravilhosa arte.
Nosso cérebro se divide em partes especializadas que se conectam por um emaranhado de células (neurônios) com ramificações dendriticas e se unem por sinapses. É uma rede enorme que conduz milhões de informações que nos tornam inteligentes. O tronco encefálico foi um dos primeiros elementos do cérebro a evoluir. Há 280 milhões de anos, os primeiros animais a pisarem na terra, os répteis, tinham apenas o tronco encefálico (tronco reptiliano). Ele controla coisas básicas como respiração, batimentos cardíacos, mas não cria raciocínio ou sentimento. O cerebelo governa a coordenação dos músculos e ajuda o corpo a se mover com equilíbrio; o lobo frontal efetua a maior parte da resolução de problemas abstratos; o lobo parietal ajuda a processar informações de seus cinco sentidos; o lobo occipital governa a visão; o lobo temporal controla a memória, audição e linguagem. Embora existam essas funções predominantes em cada área cerebral, hoje se sabe que toda memória e pensamento requerem o funcionamento de várias partes ao mesmo tempo, o que é chamado de “mapeamento múltiplo”. Sabe-se que o funcionamento pleno do cérebro necessita do estímulo de várias faculdades do pensamento e de aquisições freqüentes de novos aprendizados e novas habilidades. O yoga não é somente uma atividade física, trata-se de um conjunto de práticas que abrangem pensamento sutil, filosófico, e sincronia de corpo, mente e espírito, o entoar de mantras, a busca do equilíbrio psicofisico, a meditação que atua melhorando a neuroplasticidade cerebral com estudos identificando aumento de densidade de material cinzento tanto ao nível de tronco cerebral como em córtex frontal em meditadores de longa data. Os exercícios de yoga (Hata Yoga) são inúmeras posturas que se desdobram em suas diversas variáveis constituindo constante aprendizado para o praticante como incremento de flexibilidade, equilíbrio muscular, conhecimento de dinâmica corporal, consciência espacial e amplifica a propriocepção. Yoga nos leva a uma atitude pacífica, calma, benevolente e resiliente. O estresse constante é hoje

considerado um dos maiores “inimigos do
cérebro” e yoga é o elixir que combate ou atenua os efeitos do estresse. Praticar yoga com disciplina é cuidar de seu corpo, de sua mente e de seu precioso cérebro.
Emanuel Marzano- Médico e Instrutor de yoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário